Caixões da FEMA chegaram ao Brasil? E agora?

0
251

Comente aqui este texto e este vídeo no final desta pagina

A informação deixou muita gente com a pulga atrás da orelha e é claro que causou um verdadeiro rebuliço nas redes sociais. Os vídeos foram compartilhados diversas vezes, mas o que pouca gente andou se perguntando é: será que os supostos caixões da FEMA teriam sido enviados para o Brasil? A resposta é não e a explicação você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, as publicações apresentam as principais características de boatos online: são vagas, (muito) alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis. Aquele velho roteiro de fake news que a gente já conhece.

Antes de começarmos a explicação, é importante explicarmos do que se trata a FEMA. A Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos é um órgão vinculado ao Departamento de Segurança Interna e foi criado em 1979. A função principal da FEMA é coordenar respostas a emergências dentro dos Estados Unidos, onde os recursos da cidade ou estado afetado não sejam suficientes.

Como dissemos no início do texto, boatos envolvendo a FEMA existem há bastante tempo. Desde os anos 1990, circula uma história sobre supostos caixões da FEMA e uma teoria sobre diminuição populacional por meio de extermínio em massa. Acontece que a história de hoje é uma espécie de continuação dessa teoria da conspiração.

Desde o início dos anos 2010, diversos sites de fact-checking já desmentiram essa informação. Na verdade, os supostos caixões não são o que parecem. Eles são cofres de sepultamento e são comumente usados em diversos estados estadunidenses para evitar a contaminação da água potável, onde cemitérios se encontram muito próximos de lençóis freáticos.

ale destacar que a história já ganhou outra versão anos atrás. Segundo as postagens, o ex-presidente Obama teria gastado US$ 1 bilhão na compra de caixões descartáveis para os campos da FEMA. É importante pontuar também que os caixões, na realidade, não são da FEMA, mas de uma empresa privada.

Por fim, uma olhada com mais atenção no vídeo já seria suficiente para esclarecer toda a história. Se você reparar bem, vai ver que as placas ao longo da estrada que aparece no vídeo sequer estão em português. Além disso, o caminhão que aparece nas imagens não é um modelo muito comum no Brasil e não tem placas daqui. As imagens, na realidade, foram retiradas de um outro vídeo. Ou seja, as imagens não foram feitas em terras tupiniquins.

Em resumo: a história que diz que caixões da FEMA foram enviados ao Brasil é falsa! Essa história de caixões, FEMA e extermínio em massa é uma teoria da conspiração que existe desde os anos 1990. A informação já foi desmentida em vários sites de fact-checking nos Estados Unidos. Por fim, o próprio vídeo entrega a farsa: ele não foi filmado no Brasil. Ou seja, a história não passa de #boato. Portanto, não compartilhe!

s.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Enviar comentário!
Digite seu nome completo