Maçonaria é uma religião?

    0
    452
    Vice-presidente Hamilton Martins Mourão, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente de Goiás e Grão Mestre de Honra Chanel Hanna.

    Grão-mestre Abdalla Hanna Obeid

    Perguntas ao Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Goiás.

    Silas José: O que é maçonaria?
    Abdalla Hanna: Maçonaria é uma sociedade iniciatica discreta, em que as ações são reservadas apenas àqueles que dela participam. A maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanismo, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.  

    Como funciona a Maçonaria?
    A maçonaria funciona com base em dois conceitos fundamentais: fraternidade e respeito à liberdade.Consiste em organizações fraternas que remontam às fraternidades locais de pedreiros que, a partir do final do século XIV, regulamentavam as qualificações de sua profissão e sua interação com autoridades e clientes.

    Como a maçonaria especulativa funciona?
    A ideia de que todos os seres humanos foram criados pela mesma força que rege o universo. Assim, todas as pessoas são iguais, devendo tratar umas às outras com respeito e solidariedade.

    Em relação à liberdade a Ordem defende que todas as pessoas, apesar das diferenças, devem conviver em uma sociedade baseada em respeito e solidariedade. Todo maçom tem o direito de tomar assento em todas as Lojas regulares do mundo. A maçonaria não é uma religião, mas a Ordem possui uma ligação com a religiosidade e espiritualidade, pois seus membros acreditam na existência de uma Força Superior que rege o universo. Para os maçons essa força é chamada de “Grande Arquiteto do Universo”. (Que é o Deus de toda as religiões) Além disso, a maçonaria não faz distinção entre as diferentes crenças religiosas que existem, sendo tolerante com todas as formas de fé. Pessoas de todas as religiões podem ser aceitas na instituição, a única exigência é que o maçom acredite na existência do Criador do Universo.

    Qual e o pensamento que o Grão-Mestre deixa para quem não pertence a ordem?
    Em suma, a Maçonaria é uma escola de Filosofia, Civismo e Patriotismo. Até outra oportunidade para LEVARMOS MAIS esclarecemos para a sociedade.

    A importância desta escola para a sociedade:

    Maçons filhos da COMAB

    Pioneiros do Grande Oriente do Estado de Goiás

    DEIXE SEU COMENTÁRIO

    Enviar comentário!
    Digite seu nome completo