Papa Francisco deixa o hospital 10 dias após cirurgia no cólon

    0
    233

    Pontífice deve descansar durante todo mês de julho no Vaticano

    14/07/2021 – 08h04minAtualizada em 14/07/2021 – 07h49min

    papa Francisco recebeu alta nesta quarta-feira (14), 10 dias após passar por uma cirurgia no cólon. O pontífice deixou o Hospital Gemelli, em Roma, e cumprimentou funcionários nos corredores da instituição.

    O sumo pontífice deve descansar durante todo mês de julho no Vaticano. Nenhuma audiência geral ou reunião oficial foi marcada para este período.

    Na última segunda feira-feira (12), o Vaticano havia informado que o Papa permaneceria no hospital por mais alguns dias — sem especificar quanto tempo — para ajustes na medicação e na reabilitação.

    De acordo com a imprensa italiana, os cirurgiões que operaram o Papa fizeram uma laparoscopia. Este procedimento permite trabalhar na região do abdômen, graças a uma pequena incisão. 

    VATICAN MEDIA / AFP
    Francisco já havia cumprimentado funcionários do hospital na terça-feira (13)

    A presença de uma cicatriz de uma operação anterior na mesma área obrigou os médicos, porém, a mudarem de técnica. Com isso, recorreu-se a uma operação cirúrgica tradicional, mais invasiva e com um período mais longo de recuperação.

    A cirurgia de Francisco foi decidida com o objetivo de reduzir os problemas causados pelos divertículos, que são pequenas hérnias formadas na parede do cólon. Este problema aumenta, com frequência, com a idade. Francisco tem 84 anos. 

    DEIXE SEU COMENTÁRIO

    Enviar comentário!
    Digite seu nome completo