Dia dos Pais promete ajudar no reaquecimento da economia

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    Mudanças no comportamento do consumidor estão criando um mundo cada vez mais digital.

    Direto da redação 26/07/2021 12:53

    Opinion Box, em 2020 as vendas virtuais registraram um crescimento de 127%, comparado ao ano anterior, no volume de pedidos para o Dia dos Pais. Segundo a myWorld, houve aumento considerável no consumo virtual da plataforma no Brasil, cerca de 73%, entre os meses de fevereiro e março de 2020. Esse comportamento vem se acentuando, desde o início da pandemia, e é reforçada em datas comemorativas. Um exemplo dessa tendência é o Dia dos Namorados deste ano em que o comércio eletrônico obteve um faturamento de 20% a mais que no ano anterior.

    O aumento também é consequência de uma maior adaptação a este tipo de compra por parte do consumidor, que passou a enxergar mais vantagens no meio virtual que no físico, como por exemplo uma comparação de preços mais rápida e completa, a opção do uso de cupons de descontos, o cashback (dinheiro de volta) e alternativas para economizar e fazer uma compra mais inteligente. Segundo uma pesquisa de intenção de compra para o Dia dos Pais de 2020, realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, 47,3% das pessoas procuraram presentes com ofertas e benefícios como o cashback.

    Já estudo realizado pela NZN Intelligence em 2020 apontou que em meio à pandemia, o comércio eletrônico alavancou as vendas e cresceu no Brasil cerca de 75% em apenas um ano. Os dados mostram uma forte mudança de comportamento do consumidor, que encontrou mais conforto, comodidade e acesso a programas de desconto exclusivos oferecidos por sites de grandes varejistas.

    Em pesquisa global publicada pela empresa Blackhawk Network, responsável por oferecer soluções de pagamento por meio de produtos pré-pagos, cerca de 13 mil entrevistados em nove países afirmaram que preferem consumir produtos de varejistas que oferecem uma maior variedade de métodos de pagamentos digitais.

    A pesquisa trouxe ainda pontos muito importantes sobre a relação do público brasileiro, indicando que a relação de fidelidade destes consumidores com a marca é maior quando eles têm acesso a benefícios como cartões-presente, pagamentos via código QR e carteiras digitais. 74% dos participantes brasileiros afirmaram que utilizariam métodos de pagamentos digitais se recebessem benefícios como brindes ou descontos. 56% deles disseram que se fidelizariam a esses meios se recebessem mais informações e benefícios práticos. Além disso, 32% dos entrevistados brasileiros afirmaram que, ao receberem um cartão-presente, eles estão inclinados a comprar itens mais caros do que o valor recebido, utilizando o cartão como parte do pagamento.

    Mesmo sentindo falta da experiência de compras nas lojas, 73% dos entrevistados afirmaram que formas de pagamento mais rápidas e seguras utilizadas no meio digital serão atrativos para suas decisões de compra em lojas físicas.

    Pesquisa da Score e Hibou com 1.098 pessoas sobre o Dia dos Pais revela esperança nas pessoas. Uma das principais perguntas: “Como você comemorou a data no ano passado?” mostra que as pessoas têm maiores pretensões de celebrar neste ano.

    No ano passado, 27% ficaram em casa (contra 16% deste ano); e 23% foram para a casa do pai ou do sogro (contra 25% deste ano). Na pesquisa feita para o Dia da Mães, os números foram bem diferentes: Ficar em casa: 38,1%; Ir para a casa da minha mãe ou sogra: 20,7%

    Sobre a vacina e o Dia dos Pais, 57% afirmaram que seu pai já estará vacinado com as duas doses até a data. Complementando a resposta, 25% responderam que o pai estará vacinado mas ainda acha melhor tomar todas as precauções possíveis e 24% responderam que assim como o pai, já está vacinado, por isso não vê problemas em se encontrarem.

    Quanto ao consumo, sobre qual segmento será o presente dos pais, vestuário dispara com 62%, sendo que na pesquisa de Dia das Mães, 47,3%. Sobre onde será comprado o presente, a internet ainda é um dos canais preferidos, mas a ida às lojas já mostra um aumento relevante entre as datas: para este Dia dos Pais, 39% pretendem comprar na loja física e 37%, pela internet. Em maio, no Dia das Mães, a proporção era de 21% na loja física e 36,9% via comércio eletrônico.

    DIA DOS PAIS 2021 → Data, Presentes, Atividades, Mensagens

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