INSS faz alerta de golpe em ligações telefônicas para prova de vida de aposentados

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    BRASIL INSS faz alerta de golpe em ligações telefônicas para prova de vida de aposentados
    Golpistas usam as ligações telefônicas como chamariz para obter dados pessoais de beneficiários.

    Golpistas usam as ligações telefônicas como chamariz para obter dados pessoais de beneficiários.

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    Redação por Sias José
    Publicado em 04/08/21 as 13h00

    Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão recebendo ligações para fazer prova de vida on-line. Do outro lado da linha, um falsário que diz ser da central de atendimento 135 do órgão e cita todos os dados pessoais do segurado. Em seguida, envia uma mensagem, por WhatsApp, pedindo que o aposentado ou o pensionista envie a foto de um documento para finalizar o processo. O INSS faz o alerta:

    Que isso e golpe!

    “Caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida”, informa.

    O órgão estima que esse golpe começou a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial (com envio de selfie apenas pelo aplicativo Meu INSS). No entanto, algumas revisões que o INSS faz também têm sido usadas por golpistas como chamariz para obter dados pessoais de beneficiários.

    As abordagens dos golpistas podem ocorrer ainda por carta, e-mail, telefone ou mensagem de celular. Segundo o instituto, em caso de tentativa de golpe, é preciso denunciar o fato pelo site https//falabr.cgu.gov.br/ ou pela central telefônica 135.

    Situações específicas

    De acordo com o instituto, somente em algumas situações é feito o contato com o segurado. Normalmente, é para informar sobre procedimentos, andamento de requerimentos ou reagendamentos. E adverte: “Em nenhum momento solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas”.

    O segurado pode receber e-mail, SMS, carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, central de atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41. O instituto explica que somente nos casos em que o segurado entra em contato são solicitados CPF e nome da mãe para confirmação da identidade.

    Caso você conheça uma pessoa que tenha caído na lábia de falsários, O INSS orienta que é importante registrar um boletim de ocorrência na delegacia.

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