Astrônomos detectam luz por trás de buraco negro pela primeira vez

0
374

A descoberta confirma a teoria de Albert Einstein sobre a relatividade geral mais de um século depois

Por Laura Pancini

Pela primeira vez, astrônomos internacionais detectaram luz atrás de um buraco negro supermassivo no centro de uma galáxia a 800 milhões de anos-luz de distância da Terra.PUBLICIDADE

A descoberta confirma a teoria de Albert Einstein sobre a relatividade geral, que indica que a atração gravitacional dos buracos negros é tão forte que eles deveriam desviar a luz ao seu redor.

No geral, ver luz em buracos negros não é fora do normal. A equipe por trás da pesquisa estava estudando a coroa, característica misteriosa de alguns buracos negros, em uma galáxia chamada I Zwicky 1.

A coroa nada mais é do que fontes de luz contínuas ao redor do buraco negro, alimentadas pelo material que o fenômeno puxa. A luz de raios-X formada é o que os pesquisadores estavam analisando quando identificaram algo diferente.

Através de telescópios da Nasa e da Agência Espacial Europeia, eles observaram rajadas de raios-X mais fracas e com comprimentos de onda maiores, indicando que a luz havia refletido da parte de trás do buraco negro.

fonte: https://exame.com/ciencia/luz-por-tras-de-buraco-negro/?fbclid=IwAR0Lpx128_hHStOTNh5nTEO6MZPAIleIRgO-X5jTDjcrvDUGkV9BIFhr77c