Apesar de não ser tão valiosa quanto a turmalina paraíbana, a água marinha chama a atenção pela beleza. Rainha Elizabeth II já usou joias de águas marinhas do Rio Grande do Norte
29/08/2021 por Radio Esperança Brasil
A rainha Elizabeth II com certeza é dona de um dos porta joias mais cobiçados da história! Portanto
Sobre pedras preciosas mostrou que o Rio Grande do Norte se destaca pela extração da água marinha, uma pedra não tão valiosa no mercado como a turmalina paraíbana, mas que chama a atenção pela beleza. A Rainha Elizabeth II já foi presenteada com joias feita de água marinha que saíram de uma mina em Tenente Ananias.
O conjunto brasileiro – formado por tiara, brincos, colar e broche – foi um presente dado, em 1953, pelo então embaixador em Londres Assis Chateaubriand. As joias feitas de águas marinhas foram usadas com frequência pela rainha da Inglaterra.
O minerador Gleydson Sarmento trabalha na mina de onde saiu a pedra e conta que foi o avô dele o responsável pela extração. Para ele, a água marinha de Tenente Ananias é a melhor pedra do Brasil. “Na cristalização, na dureza dela… É a pedra igualmente ao diamante. Mais dura que ela só o diamante, não tem outra”, afirma Gleydson que a Rainha Elizabeth II já foi presenteada com joias de água marinha
O presente lindíssimo foi dado por conta de sua coroação. O que mais chama atenção da peça é a beleza incomparável da cor azul da água marinha.
Após dar o presente, o governo brasileiro deu uma pulseira para completar o conjunto. A rainha gostou tanto das peças que posteriormente ela mesma encomendou que fosse feita uma coroa belíssima também com a preciosa gema azul.