A Importância do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG)

2
303

Direto da redação do Jornal Esperança Brasil 07/10/2021 as 6:00horas

O gerente dos CONSEGs Sr Luciano Levy esteve no dia (06/10) na 3ª delegacia de polícia civil de Aparecida de Goiânia em uma reunião com o senhor comandante coronel Nobrega do 8° BPM PM-GO  e subcomandante  Capitão Freitas da Polícia militar, Del Divino da Polícia Civil, Silas José e Anderson Almeida ambos presidente e vice-presidente de CONSEG, para falar e exemplar as práticas de funcionamento dos conselhos e também considerar a necessidade de fortalecimento da participação da sociedade organizada na Segurança Pública,

Por intermédio dos Conselhos Comunitários de Segurança – CONSEG’s, que tem por objetivo colaborar no equacionamento e solução de problemas relacionados com a segurança da sociedade, dentro uma perspectiva de Segurança Cidadã; os Conselhos de Segurança e Defesa Social tem papel fundamental na articulação, que podem ser definidos na região onde venha atuar.

Os Conselhos Comunitários de Segurança são instituições admitidas e valorizadas pelo modelo de democracia participativa que caracteriza nosso atual ordenamento constitucional, representando como instrumento efetivo de auxílio na definição de Políticas de Segurança Pública.

A polícia comunitária é uma filosofia de atuação e estratégia organizacional que se baseia na aproximação entre a polícia e a sociedade civil.

Para que haja essa efetiva aproximação é necessário que a população confie no trabalho da polícia, que se atribua a responsabilidade do policial direcionar esforços para a referida aproximação, que haja a fiscalização do trabalho da polícia por órgãos correcionais de seu próprio seio, que a sociedade civil abasteça as forças policiais com informações, principalmente a polícia judiciária ( Policia Civil) na sua atividade de promover a apuração de crimes, que o policial seja valorizado por atuar em prol dessa parceria com a população, que não faltem recursos materiais e humanos para a realização das atividades policiais, que a Polícia seja remunerada com dignidade, que a sociedade civil participe do planejamento de estratégias direcionadas a manter a segurança pública e que colabore com sua execução, enfim, é necessário um compromisso, um compartilhamento de responsabilidades e um relacionamento estrito entre os referidos órgãos.

2 COMENTÁRIOS

  1. […] Outro item que marca presença no conjunto motriz de um veículo são as velas de ignição. Elas são responsáveis pela faísca que faz o combustível explodir e iniciar o funcionamento do motor para “girar as rodas”. Caso elas não estejam em boas condições, podem provocar um aumento do consumo de combustível e das emissões de poluentes e o acúmulo de resíduos na câmara de combustão e também acelerar o desgaste das bobinas e do catalisador. […]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Enviar comentário!
Digite seu nome completo